10 DICAS QUE VÃO FACILITAR A IMPLEMENTAÇÃO DO LMS NA SUA EMPRESA
por ubirajara
Se você pretende iniciar a implementação de uma plataforma LMS na sua empresa ou já está em processo, listamos, a seguir, 10 dicas importantes dos especialistas da E-LEAD+ que irão facilitar sua vida:
- O primeiro ponto e um dos mais importantes é conhecer exatamente o que se está comprando. Muitas vezes a empresa tem uma demanda específica e por razões diversas acaba contratando uma solução de custo muito maior ou de porte incompatível com sua realidade.
- Ao contatar um fornecedor de LMS, negocie sempre um momento prévio para conhecer a ferramenta e os recursos agregados que ela traz para não atropelar o processo e incorrer no mesmo problema pontuado no item 1.
- Como em todo projeto, é preciso definir um cronograma de implementação que seja executável dentro da realidade do time envolvido (interno e fornecedor externo, se houver), contemplando todos os inputs e necessidades das áreas contempladas no projeto.
- O sucesso do e-learning numa empresa depende totalmente do engajamento dos colaboradores e das lideranças. Assim, ao iniciar um projeto dessa natureza, certifique-se de que os líderes estão envolvidos e que seja reforçada uma cultura da aprendizagem, com uma comunicação voltada para esse engajamento futuro.
- Um desafio para a área de RH, Marketing, Educação ou outra qualquer que esteja encabeçando o projeto é vender a ideia para a organização. E essa “venda” passa pelo argumento mais forte que é a possibilidade que um LMS traz de aglutinar o conhecimento corporativo em um só ambiente, dinamizando a aprendizagem e tornando a companhia mais competitiva.
- Outro ponto chave é o orçamento. É preciso estar atento aos detalhes. O fornecedor apresentou um custo fechado por um período determinado ou há custos adicionais não informados? Essas questões precisam ser respondidas para não haver surpresas desagradáveis no futuro.
- Uma questão técnica também é fundamental. A navegabilidade da ferramenta. Essa avaliação deve ser precisa e contemplar a necessidade dos colaboradores em acessarem um ambiente fácil de navegar e auto instrutivo.
- A quem interessa um LMS? As pessoas podem apresentar resistência por uma mudança ou por mais um ambiente que tenham que acessar na empresa. Aqui, a chave é mostrar para todos os benefícios que eles terão. E isso só é possível com bons insights de marketing e comunicação, criando campanhas internas que vão despertar o desejo e criar o buzz necessário para o processo de mudança ou o primeiro lançamento.
- Simplicidade também conta. Um processo de implementação mais automatizado é importante tanto para quem vai gerenciar o ambiente, bem como para quem vai usar. Plataformas que demandam muitos processos na implementação ou mesmo na operação se tornam complicadas na ponta. Assim, priorize processos mais enxutos e ferramentas mais objetivas.
- E por fim, mas não menos importante, faça muitos testes antes da implementação. Peça ao seu fornecedor, se ele não o fizer automaticamente, que crie um ambiente de testes antes do start up final, onde você e sua equipe poderão realizar as operações que precisará realizar no dia-a-dia para antecipar eventuais inconsistências e já deixar o LMS funcionando bem.
Aproveite as dicas da equipe E-LEAD+ no seu projeto.
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