next big nft sale nfts nft value tracker nft most popular how many people own nfts

DESAFIO 05: Os desafios do aluno/treinando

DESAFIO 05: Os desafios do aluno/treinando
por

Temos falado muito aqui sobre os desafios de se construir e ofertar conteúdos cada vez mais adequados à realidade do aluno/treinando, mas sabemos que muitas vezes os desafios deles também são grandes e não basta esse cuidado que antecede o momento da aprendizagem em si.

Já falamos da questão da autonomia, pensando em pessoas que não tem muito tempo, devido à correria da vida moderna. Mas o tempo é apenas um dos grandes desafios dos alunos/treinandos. Há uma série de fatores que impactam na performance ou aproveitamento de um indivíduo em um treinamento. Dificuldades técnicas no acesso, problemas de ordem afetiva, questões ligadas à saúde e tantos outros podem prejudicar o processo e comprometer os resultados.

Nesse ponto, o seu desafio enquanto gerador de conteúdos ou disseminador de conhecimentos é identificar quais são os desafios e obstáculos do seu alvo, o aluno/treinando. E por onde começar?

A primeira coisa é saber que o aluno/treinando é uma pessoa como você, que enfrenta situações e problemas cotidianos semelhantes. Se pondo no lugar do outro e entendendo que estamos todos suscetíveis às variações naturais da vida, você já cria uma consciência importante sobre o seu papel.

Em termos práticos, é interessante fazer um check list geral dos possíveis obstáculos que podem impedir ou mesmo atrapalhar o seu aluno/treinando na realização da ação educacional. Por exemplo, se é um curso e-learning, considere:

– Questões de ordem estrutural (navegadores, banda de internet, nível de conhecimento necessário nas ferramentas, questões relativas à acessibilidade para portadores de deficiências etc.);

– Busque saber qual a familiaridade do seu aluno/treinando com a ferramenta e-learning;

– Existe um diagnóstico do perfil de aprendizagem desse público? Como aprendem melhor?

Após fazer um levantamento básico, você terá alguns elementos a contemplar no seu processo de desenvolvimento. Será importante oferecer para o seu público canais de comunicação que permitam trocar informações, registrar ocorrências diversas, tratar casos específicos e fortuitos e outras ações dessa natureza.

O desafio do seu aluno/treinando é também o seu desafio.

 

Até o próximo!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *