DESAFIO 06: Trabalhando com conteúdos densos

DESAFIO 06: Trabalhando com conteúdos densos
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Nosso desafio 01 foi falar sobre como os adultos aprendem melhor pela experiência, na construção de correlações entre o conteúdo estudado e sua vida prática, você se lembra? E como fazer isso quando estamos falando de conteúdos muito extensos, densos e volumosos?

Certa vez, discutindo o briefing para o desenvolvimento de um curso de integração de novos colaboradores em uma empresa parceira, nos deparamos com um conteúdo muito extenso, ultrapassando mais de 500 páginas em PDF. Após nos debruçarmos sobre aquele conteúdo todo, chegamos com uma proposta de desenvolvimento baseada em um mapa de conteúdos, fragmentando ao máximo os temas em objetos menores e de mais fácil absorção. A proposta não foi aprovada e outra equipe foi contratada para desenvolver o curso naquela configuração. O resultado foi um curso de 4 módulos, sendo que somente o primeiro módulo já tinha mais de 200 telas.

Após 20 dias de aplicação na plataforma LMS da empresa, fomos convocados em caráter de urgência para rever o curso completo e reestruturar seguindo a proposta inicial que havíamos apresentado, uma vez que os treinandos estavam reclamando muito da forma como havia sido estruturado, classificando como maçante e nem um pouco atraente. Após um tempo de retrabalho, conseguimos quebrar aquele conteúdo em módulos bem menores, com fluxos de informação ordenados por prioridade, aplicando recursos como infográficos simples e algumas animações, além de eliminar, do curso e-learning, módulos e informações dispensáveis naquele formato e momento. Em muitos casos, no desejo de contemplar tudo de uma vez, a área responsável acaba por atropelar, mesmo sem querer, os passos ideais de uma integração, inserindo ali outros temas e treinamentos técnicos que devem ser aplicados em um outro momento seguinte.

Essa experiência só reforçou para nós que o aprendizado centrado na meta é essencial. Já sabemos que os adultos tendem a se concentrar no conhecimento prático que lhes permite atingir seus objetivos, principalmente no âmbito da associação com a realidade e na criação dessas pontes entre teoria e prática. Como então oferecer a eles condições para isso quando estamos lidando com um volume de conteúdo muito grande?

Uma solução exitosa que já aplicamos com frequência é a do exemplo que citamos, quebrando os objetivos e estabelecendo uma meta executável dentro daquela realidade. Se a proposta é integrar, não é o momento de sobrecarregar o treinando com todas as informações da empresa e de sua área. Ele precisa ter marcos gerenciáveis naquele percurso para visualizar seu progresso e uma lógica de desenvolvimento.

E se no fim de tudo aquele conteúdo é mesmo todo essencial para o treinando, pense em criar um programa de formação continuada, modular, sempre tratando cada módulo com essa visão de que haverá uma meta a ser alcançada em cada um deles e que deverão ser estruturados de uma forma gerenciável para o treinando, com as devidas marcações e correlações com sua experiência e vivência práticas.

Até o próximo!

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Comentários

  1. Oi Ubirajara!

    Trabalhar conteúdos densos é realmente um desafio e, no caso do curso de integração, ter quase todas as áreas da empresa como conteudistas requer uma dose extra de boa argumentação e paciência rsrs
    Escrevi um artigo especificamente sobre onboarding, compartilho com você aqui e espero que contribua nessa discussão:
    http://learnspace.com.br/como-fazer-um-e-learning-para-o-onboarding-da-sua-empresa/

    Abr,

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