DESAFIO 08: Dando tempo ao tempo
por ubirajara
A urgência pelos resultados não pode gerar ansiedade ou atropelo quando o assunto é treinamento. Sabemos que em uma empresa muita coisa é “para ontem” e recebemos sempre demandas de capacitação que precisam ser atendidas com rapidez e eficiência. Um detalhe que muitos ignoram é que as pessoas precisam de tempo para processar o conhecimento.
Você acha que se aplicar hoje um treinamento técnico sobre um produto o treinando já conseguirá vende-lo com excelência amanhã?
Por mais que seja um indivíduo já com algum conhecimento sobre aquele produto, ele precisará de mais tempo para assimilar melhor as diferenças da nova versão, mudanças, novos benefícios agregados e outros fatores. Isso quer dizer que todos precisamos de tempo para que aconteça a conformação dos novos conhecimentos na prática.
Certa vez, em um curso e-learning, a Designer Instrucional propôs de criarmos uma escala do tempo, ao final do curso, com uma “simulação” do caminho do conhecimento na vida do treinando para aquele assunto. Ela sugeria criar uma situação final em que um personagem entrava na sala de treinamento, participava do curso, tirava dúvidas, voltava para o trabalho e em um número determinado de dias estava já aplicando o conhecimento e compartilhando com os colegas de área.
Inicialmente, achamos que aquilo não teria nenhuma efetividade, já que não fazia parte do conteúdo, mas resolvemos manter como uma primeira experiência de marcação de tempo, que nunca havia sido feita. Para nossa surpresa, os treinandos começaram a dar feedbacks para o RH informando que a cronologia era exatamente aquela e que valia para todos os conteúdos técnicos da empresa. Para se certificar, o RH então entrevistou alguns gerentes de área e constatou que a partir daquele treinamento específico foi possível até abordar com mais tranquilidade sobre como as pessoas estavam aplicando os conhecimentos, respeitando obviamente o prazo proposto naquela marcação.
E sabe por que funcionou aquela marcação? Porque a maioria das pessoas não sabe o que se espera delas claramente ou não tem uma orientação satisfatória de como ela pode gerenciar seu tempo em relação aos estudos. O que criamos, com aquela marcação, foi um método muito simples de orientar as pessoas, dando a elas um modelo básico de conduta em relação à aprendizagem.
Respeite o tempo do seu aluno/treinando, sabendo que ele precisa “digerir” o conteúdo para depois aplicar os conhecimentos. Faça-o refletir ao máximo sobre o que está estudando e sempre que puder, ofereça a ele ferramentas e métodos que o ajudem a melhor gerenciar suas expectativas, ansiedade e tempo.
Até o próximo!