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DESAFIO 10: Será que o treinamento realmente foi útil para eles?

DESAFIO 10: Será que o treinamento realmente foi útil para eles?
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Perguntinha difícil, não é mesmo? Se você trabalha em uma empresa na área de treinamento, já deve saber como é complicado mensurar resultados com treinamento, não somente econômicos.

Em tempos de multidisciplinaridade e de tantas variáveis que impactam na aprendizagem, o foco do seu trabalho de mensuração precisa estar centrado no indivíduo. É preciso perguntar para ele, mesmo que não diretamente, o que aquele treinamento mudou em sua vida, seja na forma de trabalhar ou mesmo de pensar. Como ele está usando as ferramentas e conhecimentos que adquiriu durante o curso? Será que ele está mesmo aplicando isso na vida prática?

Esse é um ponto crítico do trabalho com treinamento, especialmente com e-learning, porque se você investe dinheiro para desenvolver um curso e aplica-lo em um ambiente virtual, que também tem seus custos diretos atrelados, o que se espera obviamente é que esse conhecimento seja aplicado e gere resultados tangíveis para a empresa. Parece um discurso puramente financeiro, mas é preciso e possível trabalhar com os dois universos simultaneamente, gerando sim resultados econômicos e também proporcionando desenvolvimento às pessoas. Para que você consiga atender a todas essas expectativas quanto à efetividade dos treinamentos, listamos algumas ações que podem ajudar:

– No seu planejamento, já deixe acordado e previsto que, ao final do treinamento, as pessoas serão desafiadas a por em prática e medir os resultados da aplicação daquele conhecimento. Não dói em ninguém saber que depois todos terão alguma atividade de campo, individual ou coletiva, como forma de se extrapolar o campo teórico. O importante é sempre comunicar com clareza isso antes;

– A derivação desse planejamento pode se dar em ações simples ou mais complexas, dependendo do cenário. Você pode, por exemplo, propor que cada pessoa se dê um período X de dias após o curso para voltar e registrar um parecer no ambiente virtual, comparando o antes e o depois do retorno ás atividades, seja com anuência de um tutor ou até mesmo em um fórum na plataforma, para que todos vejam. Se preferir, incentive atividades coletivas para isso, sugerindo a criação de grupos de discussão para troca de experiências futuras;

– Antes, durante e depois de uma ação de treinamento, lembre-se que as lideranças das áreas envolvidas são fundamentais para o êxito, tanto garantindo a participação das pessoas como gerando dados sobre o pós treinamento. Há empresas em que supervisores de área se tornaram observadores atentos e multiplicadores importantes, realizando redirecionamento nas estratégias de formação ou mesmo corroborando com o modelo vigente. Eles auxiliam os colaboradores na conformação daqueles conteúdos, conceitos e teorias e permitem sua devida aplicação prática;

– Para o e-learning, uma ação simples, porém efetiva, é oferecer uma avaliação de reação ao final dos cursos, com o devido registro na base da plataforma LMS, onde ficará gravada a opinião do treinando de forma textual, livre. Os registros nessa opção podem ser surpreendentes. Muitos questionam que ela não é efetiva e por isso não aplicam, mas a maioria dos treinandos gosta de opinar, de dizer como aquele conteúdo impacta sua vida e, em muitos casos, sugerir novas demandas.

Como dissemos antes, é uma jornada cheia de desafios. Chegamos hoje ao nosso post número 10, em que procuramos compartilhar com você um pouco da nossa experiência. Continuaremos trazendo sempre conteúdos relevantes nesse sentido.

Continue lendo, opinando e seguindo nosso blog. Ele é feito para você!

Até o próximo!

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